STF: Barroso decreta bloqueio de R$ 835 mil de Juscelino Filho

Por O Tempo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou o bloqueio de R$ 835 mil do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Ele é investigado por supostos desvios de emendas parlamentares quando era deputado. Esses recursos iriam para a prefeitura de Vitorino Freire, no Maranhão, comandada por Luanna Rezende, irmã dele, que foi afastada do cargo.

Em nota, a defesa do ministro, feita pelos advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, afirmou que “toda atuação de Juscelino Filho, como parlamentar e ministro, tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população”

Além disso, os advogados afirmaram que “é importante ressaltar que Juscelino Filho não foi alvo de buscas e que o inquérito servirá justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade”.

Nesta sexta (1), a Polícia Federal deflagrou uma operação que mira o ministro das Comunicações e sua irmã. A Operação Benesse visa desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A investigação mira obras da construtora Construservice contratadas pela Codevasf e bancadas com dinheiro de emendas parlamentares, algumas delas enviadas por Juscelino Filho. A PF chegou a pedir buscas contra Juscelino, mas Barroso negou.

A investigação, iniciada em 2021, teve a sua primeira fase ostensiva deflagrada em 20 de julho de 2022 (Operação Odoacro), e a segunda em 5 de outubro (Operação Odoacro II). “A presente fase alcança o núcleo público da organização criminosa, após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense”, explicou a PF em nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2022 Blog da Ynaê. Todos os direitos reservados.
Um produto do Grupo Assessoria Avançada
Desenvolvido por WeZ | Agência Digital