Deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão participaram, nesta terça-feira (14), da campanha de doação de sangue realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), na sede do Parlamento Estadual. Na ocasião, o presidente em exercício da Alema, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), destacou a importância da iniciativa, que teve como objetivo reforçar o estoque de bolsas de sangue do hemocentro. A ação atendeu a um requerimento do deputado Florêncio Neto (PSB).
Antes da coleta, os doadores passaram por uma triagem clínica no setor de saúde da Casa e, em seguida, foram encaminhados à unidade móvel do Hemomar, instalada no estacionamento do Palácio Manuel Beckman, para a coleta do sangue.
O deputado Rodrigo Lago fez um apelo para que toda a população também faça a sua doação. “Nós estamos com estoque baixo nos bancos de sangue do nosso estado e, em parceria com o Hemomar, fazemos essa campanha com unidade móvel, coletando sangue dos deputados e servidores da Casa, justamente para melhorar esse estoque nesse momento tão importante que antecede o carnaval”, assinalou.
O deputado Florêncio Neto disse que, logo no início do seu mandato, teve o cuidado de conversar com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, para saber sobre a situação do estoque de sangue do hemocentro e verificou que estava crítico, o que o incentivou a apresentar o requerimento.
“Quero agradecer o acolhimento que tive de toda a Casa e, também, dos outros poderes e órgãos que participaram ativamente desta campanha. O Hemomar disponibilizou a sua unidade móvel para que pudéssemos fazer essa mobilização entre os deputados e servidores, que desejam colaborar com esse momento. A procura por sangue é sempre intensa durante todo o ano, mas, nesta época, acentuadamente aumenta essa demanda em razão das festas carnavalescas”, frisou Florêncio Neto, após fazer a sua doação de sangue.
O deputado Carlos Lula (PSB), que é doador de sangue, afirmou que doar sangue é doar vida. “Precisamos aumentar a nossa capacidade de doadores para cuidarmos de quem precisa. Por isso, estamos doando e dando esse exemplo, pois o exemplo arrasta. Já sou doador de sangue regularmente e, hoje, estamos fazendo essa doação na sede da Assembleia”, disse.
Katyane Vasconcelos, coordenadora de Enfermagem da Assembleia, destacou a importância da iniciativa, principalmente neste período carnavalesco. “Esse é um período em que a demanda de doações normalmente cai. Por isso, é muito importante que seja reforçada essa campanha. Então, quem puder e tiver disponibilidade, doe sangue para salvarmos vidas”, completou.
Valma Costa, coordenadora de Captação Externa do Hemomar, disse que a parceria com o Poder Legislativo é uma forma de aumentar o estoque de sangue do hemocentro. “Neste período carnavalesco, nós precisamos estar bem abastecidos para atender à população”, assinalou.
Doador há 20 anos, Anderson Rocha, consultor Legislativo da Casa, afirmou que, sempre que possível, faz as quatro doações permitidas por ano. “A gente se solidariza e pede àqueles que têm a possibilidade de doar sangue também se apresentam e façam esse grande gesto”, finalizou.