Lançamento de foguete sul-coreano no CLA é adiado pela segunda vez

O foguete sul-coreano HANBIT-TLV no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão — Foto: Innospace/Divulgação

Grande era a expectativa para o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TI, que seria realizado na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, mas a operação precisou ser adiada pela segunda vez. 

Inicialmente, o lançamento iria acontecer na ultima segunda-feira (19), mais as condições meteorológicas atrasaram o evento, sendo adiado para hoje.

A empresa privada Innospace, que é a responsável pela realização do lançamento, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, informou que o adiamento houve porque sentiram a necessidade de realizar um novo exame na válvula do foguete.

As equipes do CLA irão definir uma nova data para o lançamento, que ainda será divulgada. No entanto, caso as equipes queiram o lançamento ainda em 2022, o prazo final é somente até amanhã, (21), que é quando ainda existe a chamada ‘janela’ de lançamentos, em que a Terra está numa posição considerada ideal.

O foguete sul-coreano possui 16,5 metros de comprimento e pesa 8,4 toneladas. — Foto: Divulgação/FAB

Será a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental com uma empresa privada de outro país. A operação foi batizada de ‘Astrolábio’, e a parceria foi feita entre a empresa sul-coreana Innospace, contando com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2022 Blog da Ynaê. Todos os direitos reservados.
Um produto do Grupo Assessoria Avançada
Desenvolvido por WeZ | Agência Digital