Policiais Civis do Maranhão prenderam temporariamente, nesta quarta-feira (21), um homem suspeito de ter assassinado o indígena Janildo Oliveira Guajajara, no último dia 3 de setembro, na cidade de Amarante.
Segundo as investigações coordenadas pela delegacia de Polícia de Amarante, o crime pode ter como motivação alguns furtos que ocorreram na chácara do suspeito, fato este que gerou conflitos entre o preso e alguns indígenas, segundo informou a Policia Civil.
Janildo integrava o grupo de agentes florestas indígenas “Guardiões da Floresta”. Com autonomia de gestão do território e suas formas próprias de organização, o grupo atua na defesa contra invasores.
Hoje, durante o cumprimento ao mandado de prisão, os policiais civis ainda cumpriram um mandado de busca e apreensão contra a residência do investigado, local onde foi apreendido o celular deste e uma arma de fogo tipo espingarda (provavelmente utilizada na prática do crime de homicídio) que será periciada.
O preso foi levado para a delegacia de Polícia de Amarante para ser interrogado. O auto de prisão em flagrante foi lavrado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
A prisão foi fruto de um trabalho a delegacia de Polícia de Amarante, com apoio operacional do Grupo de Pronto Emprego (GPE) da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz. O delegado responsável pelas investigações tem 30 dias para concluir o procedimento policial.